Como abrigar e intensificar as atividades planejadas e espontâneas?
Como configurar os espaços a partir de um contexto material e imaterial existente?
Como propiciar o bem estar coletivo e individual simultaneamente?
Como potencializar a identidade e cultura local?
Como prover crescimento e a transformação continua?
Como ser pequeno e amparar todas as propostas e pessoas?
Como ser grande sem intimidar, invalidar?
Como ser aberto sem provocar ruído?
Como ser fechado sem causar constrangimento?
Como diluir limites?
Como criar transições naturais?
Cada projeto ou construção de edificação é manifesto de uma ou algumas das possíveis respostas a cada uma das perguntas acima. As alternativas e variáveis com as quais trabalham os projetistas são infinitas, que pouco a pouco vão sendo definidas ao longo do processo de transposição do conceitual para o material; das diretrizes para os detalhes; do multidisciplinar para o especifico.
A experiência daquilo que é existente nos oferece parâmetros e leituras que nos permitem aproximar, comparar e avaliar diversos casos. Os agrupamentos presentes neste ensaio colocam dentro de um mesmo contexto gráfico e métrico as unidades do Sesc; e um recorte de edificações e espaços públicos simbólicos. Todas as fotos aéreas estão em uma mesma escala e o quadrado sobreposto a elas representa o limite do terreno do Sesc Campo Limpo que tem aproximadamente 140m x 140m.
Notam-se as diferenças de dimensões, disposições, cenários, densidade, tipologias, além de outras análises que podem ser feitas pelo observador. Sempre relacionadas ao Sesc Campo Limpo, mas também em relação ou com a outra, até mesmo porquê, para se ser grande ou pequeno; aberto ou fechado, livre ou controlado, é necessário um contraponto.
As colagens que sobrepõem lugares distintos ao Campo Limpo provocam tensões que extrapolam as questões cartesianas, passam a falar do desejo. O que significaria ter uma unidade como a Oca? Como a Bienal? Como o Masp? Como a Casa da Música? Como o Centro George Pompidou? Como o Rolex Learning Center?