Aula a aula Embora haja no Brasil uma tradição de desenho de mobiliário na escala doméstica desde o modernismo dos anos 50, a produção do desenho de mobiliário coletivo, próprio do espaço público configura um verdadeiro campo cego. Este descompasso vem de uma crise maior: como pode haver mobiliário para espaços abertos de uso comum se as cidades renegaram por décadas tais lugares? Hoje, por outro lado, há uma redescoberta (mundial, diga-se de passagem) da cidade enquanto um espaço de convivência e lazer, em oposição à ideia de vias arteriais que conectam ambientes enclausurados e controlados por rígidos esquemas de segurança. Projeto de Exposição A exposição Cultura, objeto e indústria foi pensada a partir das investigações e discussões que surgiram ao longo de todo o curso. Assim, mais do que expor um conteúdo, propomos que a exposição seja um pequeno ambiente que transmita, modestamente, um pouco dessa experiência, dialogando com as peças projetadas pelos alunos e com o próprio espaço a céu aberto da convivência do Campo Limpo do SESC. Apresentação Embora haja no Brasil uma tradição de desenho de mobiliário na escala doméstica desde o modernismo dos anos 50, a produção do desenho de mobiliário coletivo, próprio do espaço público configura um verdadeiro campo cego.