Relato da palestra de Raquel Garbelotti ocorrida em: 05 de junho
A palestra ministrada pela artista Raquel Garbelotti no campus de Guarulhos, contou com a projeção do seu filme Mise-en-scéne: Maquete, além de apresentação vídeo de Making of que mostrou o trabalho que a artista e a sua equipe na montagem da maquete e na simulação zenital em uma representação de uma residências em que um grupo de trabalhadores foi flagrado em situação análoga à escravidão, por ocasião da construção do Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos.
No decorrer da apresentação, o público foi informado que para se chegar a um resultado final do edifício em miniatura, foi realizada uma ampla pesquisa em campo que exigiu visitas ao bairro das Malvinas em Guarulhos. A equipe de pesquisa em campo se deparou com diversas dificuldades para adentrar aos espaços, sobretudo pelas residências estarem fechadas ou locadas para terceiros, que não se sentiam à vontade com as visitas. Todavia, através de contato com a comunidade local, foi possível adentrar a alguma residência que tivesse o mesmo tipo de construção, o que possibilitou muito similar a uma das residências em que viveram os operários.
Garbelotti contou com a ajuda de planetaristas que a auxiliaram no sentido de reproduzir com precisão a incidência da luz solar em diferentes épocas do ano e como a luz penetrava nas residências daquele bairro específico de Guarulhos. Os equipamentos do planetário e os estudos apresentados à artista se demonstraram muito úteis, pois puderam dar um caráter de verossimilhança a reprodução proposta.
O conceito aplicado na obra de site specific possibilitou uma outra dimensão do trabalho da artista. Porém mais um empecilho estava à frente do trabalho: O de como reproduzir a proposta realizada no planetário de forma prática em sua obra? Para isto, a cineasta contou com um trabalho de uma equipe considerável de pessoas que faziam as montagens da maquete, além de equipe de iluminação atenta e sensível de forma a reproduzir a incidência solar.
Por fim, um grande trabalho de edição das imagens e inclusão de trilha sonora foi necessário para que o efeito da condição dos trabalhadores no local em que viviam alcançasse e produzisse reflexão no espectador. Como a artista informou, a sua proposta de reprodução consiste em um filme introspectivo e que em sua visão deve ser apreciado por uma pessoa por vez em cabines de reprodução individual e com utilização de fones de ouvido, o que foi devidamente demonstrado em imagens projetadas ao longo da palestra.