Justificativa
Ana Tranchesi
Isabella Beneducci Assad
O Projeto CENTOEONZE tem como desejo primordial o encontro ao vivo e a troca de experiência com os trabalhadores envolvidos no processo judiciário da construção do terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. Com o interesse em construir um processo de cunho coletivo, compreendemos os trabalhadores com quem se deseja estabelecer uma relação durante este projeto, como sujeitos colaboradores do projeto. Ainda que estes estejam conectados por um mesmo fato, o intuito não é criar um espaço de cunho documental sobre um acontecimento em si, mas sim um lugar de reflexão e compartilhamento sobre as diferentes noções subjetivas de trabalho.
A intervenção nos carrinhos de bagagem é importante como meio de divulgação da plataforma online e de inserção do projeto no aeroporto: espaço físico por onde transita um público social e culturalmente diverso e que conecta e amplia a relação entre os trabalhadores, o projeto Contracondutas e o projeto CENTOEONZE.
Entendemos, portanto, que o trabalho acontecerá não só por meio da plataforma, mas também no aeroporto de Guarulhos. Neste sentido, há uma intenção de conectar, ainda que de forma indireta, espaços concretos e imaterias, esferas privadas e públicas, políticas subjetivas e coletivas.