CONTRA – DIAGRAMA – CONDUTAS
A exposição é diagrama de um projeto em transcurso, é experimento de reunião e síntese, continuação e itinerância, pesquisa e arte.
A artista visual Raquel Garbelotti exibe no foyer da Escola da Cidade uma vídeo-instalação com dois filmes feitos em estúdio a partir da simulação da circunvolução solar em volta da maquete de uma das casas onde foram encontrados trabalhadores em condições análogas a escravo nas imediações do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. O resultado evidencia as condições insalubres de moradia a que eram submetidos os trabalhadores. O Coletivo 308, por sua vez, amplia o alcance do “Projeto Labor”, realizado originalmente em Guarulhos, com a exibição de duas instalações “site specific” com objetos feitos em barro e gesso. O NEC/IAU-USP de São Carlos apresenta trabalhos coletivos em que confere visualidade às relações de trabalho e econômicas que atravessam a dinâmica aeroportuária, com foco na construção do T3 de Cumbica, além de um conjunto de diagramas que atenta para os diversos atores envolvidos em grandes canteiros de obras.
O Coletivo Metade, formado por Ana Tranchesi e Isabella Beneducci Assad, realizou pesquisa de campo na municipalidade de Petrolândia, em Pernambuco, de onde grande parte dos trabalhadores do Terminal 3 veio, aliciada por atravessadores. A pesquisa se transforma em tótens com áudios das declarações de trabalhadores. Vânia Medeiros, por fim, exibe na Escola uma série de desenhos feitos por trabalhadores da construção civil a partir de ateliês, conduzidos pela artista, em que eles fazem desenhos dos cenários de trabalho.
A exposição apresenta as ações e pesquisas político-pedagógicas de um ano de projeto. Embora seja um momento conclusivo, os produtos, publicações, pesquisas e articulações propostas repercutirão no tempo os enunciados colocados pelo Contracondutas: a exposição é diagrama de um projeto em transcurso.
ESCOLA DA CIDADE
Rua General Jardim, 65
segunda a sexta, das 10 às 20hs
sábado das 10 às 16hs
de 8 de abril a 13 de maio
(fechada nos feriados, exceto dia 1 de maio, dia do trabalho, que estará aberta a visitação)