O Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma das instituições mais admiráveis do Brasil. Não existem entidades que fomentem a cultura, saúde e esporte como o Sesc-SP faz. As edificações que abrigam este singular conjunto de atividades, conhecidas por sua sofisticação, proveem de um complexo processo de projeto que envolve mais de trinta especialidades de arquitetura e engenharia.
Os objetivos do trabalho são: conceituar a Gestão do Processo de Projeto, através da revisão da literatura; sistematizar a Gestão do Processo de Projeto no Sesc-SP, de modo a detalhar sequencialmente as rotinas e práticas adotadas; analisar a Gestão do Processo de Projeto no Sesc-SP a luz dos conteúdos apresentados e propor revisões que otimizem o desempenho do processo.
As principais propostas são relativas ao desenvolvimento humano, integração dos processos e inovação tecnológica e gerencial visando a: criação de mecanismos colaborativos; capacitação dos profissionais envolvidos; gestão transversal, ágil e transparente; compatibilização continua em BIM; monitoramento do desempenho do processo e a divulgação das boas práticas.
Carolina Arruda Botelho Klocker
Gestão do processo de projeto no Sesc-SP
São Paulo
2017
Monografia apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de especialista em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios.
Orientador: Prof. Dr. Silvio Burrattino Melhado