No dia 08/02, pela manhã, o Núcleo de Pesquisa do Conselho Científico da Escola da Cidade apresentou os resultados parciais da pesquisa “Territorialidades Culturais” no Sesc Sede, em Belém, Zona Leste da cidade de São Paulo.
A pesquisa se desenvolve em via de instrumentalizar o projeto arquitetônico do novo Sesc Campo Limpo, realizado pelo braço projetual da Escola da Cidade, o Grupo Técnico, no esforço de bem inseri-lo em um contexto já muito amarrado e dinamizado social e culturalmente.
O novo Sesc Campo Limpo já tem seu funcionamento no lote da futura unidade, que ainda sucederá outro edifício, a unidade provisória que, bem como a pesquisa, tem o intuito de analisar e se fazer presente no entorno, para que o projeto da unidade definitiva seja coerente com as características de uso, de demandas e da base social local.
As etapas da pesquisa delinearam a condição geológica na qual se encontra o lote da futura unidade definitiva, tanto quanto sua marcada posição em relação a Zona Sul da cidade de São Paulo, no exato limite entre as subprefeituras do Campo Limpo, Capão Redondo e Jardim São Luís, uma região reconhecida por sua efervescência cultural e política desde os anos 90, que hoje se faz por dezenas de grupos e coletivos cuja lógica identitária e colaborativa tocam grande parte da população local.
Assim, o esforço de mapear, organizar e desenvolver uma rede de contatos e informações se mostra essencial para o projeto arquitetônico no que toca sua boa apropriação e potencialidade de seu uso futuro, em consonância com os atores da região.
Territorialidades culturais:
Pedro M. R. Sales
Felipe A. Brunelli
Lucas B. Rodrigues
Marília Serra
Marina D. L. Schiesari
Marina D. Bagnati
Pedro Henrique Norberto
Stella B. Tamberlini
Sabrina Sobreiro
Projeto:
Marta Moreira
Carolina Klocker
Otávio Sasseron
Beatriz Hoyos
Luiz Solano
Sesc:
Ana Maria Cardachevski
Bruna Hitos
Gabriella Silva
Mario Fernandes
Silvio Basile