Fotografia do Trabalho: Imagem em Construção
Pensada no âmbito do projeto Contracondutas, a oficina apresentou um panorama sobre como o trabalho e os trabalhadores foram retratados ao longo da história da fotografia. O objetivo inicial era analisar – a partir desta iconografia – a inevitável condição política das imagens: até que ponto se expressam ideologias através de registros “documentais”? Quais fatores tornam uma imagem vulnerável em relação a seu conteúdo e possibilidades de interpretação?
A partir desta discussão, foram realizados ensaios fotográficos, onde o principal propósito era conjugar a objetividade de se registrar o tema trabalho à subjetividade construída por cada autor/aluno. À coisa fotografada, foram agregadas lembranças, valores e interesses do próprio fotógrafo, conciliando documento e expressão.
Renata Ursaia
Trabalho do tempo, Wilson Rodrigues
cidade idealizada X cidade do trabalhador, Mariana Caldas e Mateus Loschi
OFICINA EM 4 ENCONTROS
Dias 13, 20, 27 de abril e 3 de Maio
Horário: das 10:00 às 13:00
O objetivo principal do curso foi discutir, a partir de estudo teórico e prático, a representação do trabalho pela fotografia, e sua inevitável condição política: de que maneira e até que ponto se expressam ideias a partir de registros “documentais”? Quais os fatores que tornam a imagem vulnerável em relação a seu conteúdo e possibilidades de interpretação? Quais os parâmetros, históricos e/ou estéticos, que podem conferir qualidade a uma imagem fotográfica?
Aula 1_História da fotografia e a representação do trabalho. Relação entre arte e movimentos sociais: Gustave Courbet, The Worker-Photography Movement, Leon hirzman, August Sander, Kata Kalman, Judith Karasz, Dorothea Lange, Tina Modotti, Paul Strand, Aaron Siskind, Robert Capa, American Photo League, Life Magazine, Magnum/Sebastião Salgado (workers), Harum Farocki – Workers Leaving the Factory.
Aula 2_Abordagem de questões técnicas com exemplos em imagens de artistas:relação entre abertura do diafragma e profundidade de foco, efeitos de variação de velocidade, baixa exposição, contra-luz, superexposição, diferenças de lente, ângulo composição.
Aula 3_Construção de Brasília (o cruzamento entre fotografia de trabalho e de arquitetura): Fotografia, arquitetura, arte e propaganda: a Brasília de Marcel Gautherot em revistas, feiras e exposições (texto de Heloísa Espada); Arquivo Brasília (imagens do livro coletadas por Lina Kim e Michael Wesely); Forma Livre (Vídeo de Clara Ianni).
Aula 4_Apresentação dos trabalhos de cada aluno: discussão sobre processos e resultados à luz dos conceitos abordados nos 3 primeiros encontros.