Iniciado em 2011 pela curadora, autora e artistas Antje Ehmann e pelo autor, cineasta e video artista Harun Farocki, o projeto foi originado a partir de vídeos de 1 a 2 minutos de duração gravados com tomadas únicas de câmera estática ou em movimento de panorâmica ou travelling. Trabalho em uma só tomada responde aos contextos específicos de cada workshop, procurando investigar tema do trabalho na sua dimensão visível e invisível. Nesse sentido, a captura das imagens segue um método de investigação inspirado no filme A Saída dos Operários da Fábrica Lumière do final do século XIX, este abordado em outra obra de Farocki de 1995. A partir de 2013, o projeto tomou a forma de uma série de exposições com uma seleção dos vídeos produzidos em workshops ao redor do mundo. Uma dessas situações de exposições aconteceu na 56aedição Bienal de Veneza, em 2015, com curadoria de Okwui Enwezor ao redor do tema Todos os futuros do mundo. A bienal incluiu, entre outras performances, a leitura do texto O Capital de Karl Marx, proposta do artista Isaac Julien.
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Pesquisa sobre trabalho e migração na construção civil
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20.02.2017
Trabalho em uma só tomada