O trabalho que será aqui apresentado foi elaborado pelos alunos Fausto Chino, João Vitor, Julia Peluzzo, Oscar Chinen, Vanessa Cassetare, Bruna Chacim e Mônica Salomão, integrantes do curso de Pós-graduação lato sensu “Habitação e Cidade” (da Escola da Cidade), no ano de 2015, desenvolvido nos módulos 3 e 4 sobre os bairros precários, abordando as questões de planejamento, projetos urbanos e arquitetônicos, e a tecnologia dos materiais da construção civil.
A área de intervenção estudada nestes dois módulos está inserida no município de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, denominada jardim Cumbica II. E para melhor compreensão e direcionamento dos projetos foi elaborado um Plano de análise urbana e de atendimento da população aos serviços públicos, considerando a estrutura viária do bairro, o sistema de transporte existente, as barreiras geográficas e construídas, como no caso da via Dutra por exemplo, as linhas de alta tensão, a existência de penitenciárias, a oferta dos equipamentos de saúde, educação, lazer e cultura.
A partir da análise do bairro, a área de intervenção foi investigada considerando os problemas e potencialidades locais, a necessidade das remoções dos domicílios em áreas de risco de deslizamento de encosta e alagamento do córrego, nas áreas de interferências com as linhas de alta tensão, e demais necessidades para implantação das intervenções urbanas, ou seja, na criação de novos equipamentos e espaços públicos, novas unidades habitacionais, abertura de vias para maior articulação com o entorno imediato, proporcionando a melhoria na integração com o tecido da cidade.
O destaque deste projeto se dá na implantação das novas intervenções integradas às moradias existentes e aos espaços de uso comunitário, na permanência das famílias através da construção de novas unidades habitacionais, mantendo os vínculos das relações sociais e na pluralidade das funções dos edifícios.
O projeto das novas edificações foi elaborado através do desenvolvimento de painéis modulares que apresentam a função estrutural e de fechamento em seus três tipos de composições, desenvolvidas para unidades habitacionais com 01, 02 e 03 dormitórios, variando de acordo com a composição familiar.
Os módulos são compostos a partir das seguintes peças:
- Fechamento tipo 01 e 02;
- Estrutural tipo 01 ao 04;
- Verga tipo 01;
- Laje tipo 01 e 02;
- Brise tipo 01;
- Esquadria tipo 01;
- Elemento vazado tipo 01.
As peças foram desenvolvidas considerando o peso ideal para transporte por pessoa, a montagem do canteiro interno e a logística para implantação dos edifícios, observados os espaços e caminhos mais estreitos na área objeto da intervenção.
A composição final do programa é formada por novas moradias, centro comunitário, salas comerciais, creche e centro de exposições, diversificando os usos e atendendo às necessidades das famílias do bairro como um todo.
A seguir, imagens ilustrativas do trabalho.