A Escola da Cidade e a Universidade Federal de São Paulo – Bacharelado em História da Arte estabelecem uma parceria para o desenvolvimento de práticas reflexivas de curadoria e mediação no âmbito do projeto Contracondutas.
Tendo em vista o caráter extensionista dos laboratórios de Pesquisa e Práticas em História da Arte III, sob coordenação dos professores Vinicius P. Spricigo e Pedro Fiori Arantes, a disciplina oferecida no segundo semestre de 2016 busca estabelecer um diálogo entre o exercício crítico das práticas curatoriais e as atividades de extensão realizadas.
Tomando como ponto de partida reflexões sobre a persistência do trabalho similar ao escravo no Brasil e seus reflexos no âmbito da cultura, o laboratório propõe a criação de discussão e experimentação de formas de mediação critica que articulem as atividades didático-pedagógicas e a pesquisa realizadas no laboratório com a comunidade de Guarulhos, em especial os moradores e trabalhadores impactados pelas obras de expansão do Aeroporto.
O laboratório acompanhará e estabelecerá reflexões críticas individuais e coletivas com os proponentes das seis Intervenções Públicas do projeto Contracondutas, além de participar e propor exercícios de mediação pública, incluindo conversas, debates, dispositivos expositivos etc. em diálogo estreito com a equipe de curadoria e coordenação do Contracondutas.
Professores: Vinicius P. Spricigo e Pedro Fiori Arantes
-
13.09.2017
Trabalhos de Extensão da UNIFESP vinculadas ao Projeto Contracondutas
-
16.11.2016
Intervenções: apontamentos críticos
Por Pedro Fiori Arantes, Vinicius Spricigo
Tendo como fundamento as dimensões da arte ativista assinaladas por Brian Holmes (pesquisa crítica do problema real; arte participativa; penetração na mídia e comunicação em rede; aliança com movimentos sociais), os alunos da Unifesp que participam do laboratório de curadoria elaboraram textos sobre as propostas iniciais de Intervenções Públicas do Projeto Contracondutas. Abaixo publicamos alguns excertos dos textos e alguns tópicos dos debates ocorridos em classe.