homescontents
film izle hd film film
istanbul escort
konak escort konak escort
pendik escort maltepe escort anadolu escort bostancı escort kadıköy escort ataşehir escort ümraniye escort
sakarya escort sakarya escort sakarya escort sakarya escort serdivan escort adapazarı escort sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sakarya escort bayan sapanca escort

15.05.2017

Oficina Fotografia do Trabalho

Renata Ursaia

Pensada no âmbito do projeto Contracondutas, a oficina apresentou um panorama sobre como o trabalho e os trabalhadores foram retratados ao longo da história da fotografia

Fotografia do Trabalho: Imagem em Construção

Pensada no âmbito do projeto Contracondutas, a oficina apresentou um panorama sobre como o trabalho e os trabalhadores foram retratados ao longo da história da fotografia. O objetivo inicial era analisar – a partir desta iconografia – a inevitável condição política das imagens: até que ponto se expressam ideologias através de registros “documentais”? Quais fatores tornam uma imagem vulnerável em relação a seu conteúdo e possibilidades de interpretação?

A partir desta discussão, foram realizados ensaios fotográficos, onde o principal propósito era conjugar a objetividade de se registrar o tema trabalho à subjetividade construída por cada autor/aluno. À coisa fotografada, foram agregadas lembranças, valores e interesses do próprio fotógrafo, conciliando documento e expressão.

Renata Ursaia

Trabalho do tempo, Wilson Rodrigues

cidade idealizada X cidade do trabalhador, Mariana Caldas e Mateus Loschi

28.04, Alexandre Kok

#work, Juliana Morganti

OFICINA EM 4 ENCONTROS

Dias 13, 20, 27 de abril e 3 de Maio

Horário: das 10:00 às 13:00

O objetivo principal do curso foi discutir, a partir de estudo teórico e prático, a representação do trabalho pela fotografia, e sua inevitável condição política: de que maneira e até que ponto se expressam ideias a partir de registros “documentais”? Quais os fatores que tornam a imagem vulnerável em relação a seu conteúdo e possibilidades de interpretação? Quais os parâmetros, históricos e/ou estéticos, que podem conferir qualidade a uma imagem fotográfica?

Aula 1_História da fotografia e a representação do trabalho. Relação entre arte e movimentos sociais: Gustave Courbet, The Worker-Photography Movement, Leon hirzman, August Sander, Kata Kalman, Judith Karasz, Dorothea Lange, Tina Modotti, Paul Strand, Aaron Siskind, Robert Capa, American Photo League, Life Magazine, Magnum/Sebastião Salgado (workers), Harum Farocki – Workers Leaving the Factory.

 Aula 2_Abordagem de questões técnicas com exemplos em imagens de artistas:relação entre abertura do diafragma e profundidade de foco, efeitos de variação de velocidade, baixa exposição, contra-luz, superexposição, diferenças de lente, ângulo composição.

Aula 3_Construção de Brasília (o cruzamento entre fotografia de trabalho e de arquitetura): Fotografia, arquitetura, arte e propaganda: a Brasília de Marcel Gautherot em revistas, feiras e exposições (texto de Heloísa Espada); Arquivo Brasília (imagens do livro coletadas por Lina Kim e Michael Wesely); Forma Livre (Vídeo de Clara Ianni).

Aula 4_Apresentação dos trabalhos de cada aluno: discussão sobre processos e resultados à luz dos conceitos abordados nos 3 primeiros encontros.

 

©2024 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?