Escola da Cidade em 26h
A Escola ocupa dois edifícios originalmente residenciais, projeto do arquiteto Oswaldo Bratke. As boas práticas dos anos 40 garantiram a coincidência de nível entre os dois edifícios e permitiram a unificação dos pavimentos sem dificuldades. A adaptação dos espaços foi sendo feita ao longo dos últimos treze anos, acompanhando o crescimento da Escola. É chegada a hora de envolver todos num fórum aberto sobre este processo.
Foram 26h de conversas e desenhos sobre as possibilidades de transformação dos espaços da Escola e sua adaptação aos princípios pedagógicos em constante evolução.
Os alunos, organizados em equipes, puderam desenvolver propostas em qualquer escala: do mobiliário à setorização da ocupação do edifício. A única regra era contribuir com a discussão sobre o nosso espaço. Os professores puderam, ao orientar os trabalhos, expor suas críticas e conhecer mais profundamente a apreensão da Escola que fazem os alunos.
O resultado, apesar do pouco tempo, surpreende. Nota-se que a reflexão sobre o espaço em que passam grande parte de seus dias é feita cotidianamente pelos estudantes; foi necessário apenas de um breve estímulo para se concretizar em projetos de intervenção.
As apresentações foram condensadas em breves vídeos, notícias das conversas da semana. Todo o material foi reunido e servirá de subsídio para o desenvolvimento de projetos de intervenção ao longo dos próximos meses.
Conselho Técnico da Escola da Cidade
desenho: daniloz