A cobertura é o ponto do prédio que está mais próximo do céu. A vista chega mais longe lá do alto, onde dá pra ver todos os lados e perceber a amplitude da abóboda celeste. A vida urbana raramente tem espaço para essas experiências, que costumam ser reservadas aos turistas e aos mirantes construídos especificamente para esse fim. O que acontece é que milhares de metros quadrados de cobertura não realizam toda a sua potência e se tornam espaços residuais inacessíveis, seja por questões construtivas ou regulamentares, ou acabam nas mãos de poucos proprietários mais endinheirados, no caso dos prédios residenciais.
O prédio da Escola da Cidade se encaixa no primeiro caso. A cobertura de telha não permite que o terraço seja habitado e com isso perdemos um andar inteiro de possibilidades. O nosso projeto começa aí, estabelecendo uma laje plana e impermeável, apoiada com infraestrutura simples de banheiros com vestiário, depósito, captação de água da chuva, aquecimento solar de água e sistema fotovoltaico. Com isso, a maior parte do novo andar ficará livre para projetos experimentais dos alunos. A ideia é aliar o projeto arquitetônico com o pedagógico e criar um espaço de uso flexível, vinculado à disciplina de tecnologia e às experiências construtivas em escala real.
Imaginamos para esse lugar construções efêmeras, pensadas e construídas pelos alunos. Todo ano um projeto novo seria desenvolvido para a cobertura, determinando o seu uso com base na demanda daquele momento. Uma possibilidade seria que os alunos do 4º ano da disciplina de tecnologia fizessem o projeto durante o segundo semestre. No primeiro semestre do ano seguinte, vinculado ao exercício único, o projeto seria construído em conjunto com os alunos do primeiro ano. No fim de cada ciclo, a cobertura seria desmontada para dar lugar à nova e assim por diante. Essa atividade colocaria os alunos como construtores ativos do espaço da Escola, desenvolvendo também habilidades e conhecimentos que advém da construção 1:1.
Ana Clara Marin Oliveira
Amanda Silber Bleich
Julia Brant de Carvalho Daudén
Manuella Ferreira Leboreiro
Luiz Felipe Prandini Orlando
Pedro Paulo Reinholz de Sampaio Vianna
Giovanni Frazzatto
Caique Germano Cabral e Silva Meirelles
Natasha Nahssen Rojas
Martha Levy Rezende
Sérgio Henrique Ferreira de Oliveira
Valentina Elisabetsky Kacelnik
Gabriela Sayuri Shiomi
Professores: Eduardo Colonelli e Anderson Freitas