Livro contracondutas
Desdobramento editorial do Projeto Contracondutas, o livro Contracondutas, ação político-pedagógica, editado por Ana Carolina Tonetti, Ligia Nobre, Gilberto Mariotti e Joana Barossi, reúne alguns de seus conteúdos mais significativos à produções comissionadas para esta edição, possibilitando o aprofundamento de reflexões produzidas no âmbito do projeto por meio de sua articulação em proposta editorial e nova publicação.
Por trás do Tapume – Sabrina Duran
“Por trás do tapume: fatos e reflexões sobre o trabalho dos operários no canteiro de obras”, primeira sugestão de nome para esta publicação que agora prefaciamos, talvez oferecesse uma ideia geral do que pode ser lido nesta série de reportagens de Sabrina Duran, mas, certamente, não comunicaria a postura investigativa que o distingue de um artigo que escolhe tomar distância segura de seu objeto. Outra opção: “Por dentro do canteiro: fatos e reflexões sobre o trabalho dos operários da construção civil”, apenas alterava os termos sem abrir mão do formato da versão anterior, no mesmo tom generalista. Ficariam de fora as palavras que o processo investigativo das reportagens nos faz descobrir e reconhecer, como se pudessem ser escondidas novamente: violência, opressão, exploração.
Livro GRU-111: Contracartografias
GRU-111: Contracartografias foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas, Grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos, como projeto de pesquisa e intervenção pública, integrando as atividades do Projeto Contracondutas.
Caderno de Campo – Vânia Medeiros
Caderno de campo é o resultado de um convite que fiz a sete trabalhadores da construção civil para desenhar, em cadernos, suas rotinas de trabalho no canteiro de obras durante um mês. A ideia me veio a partir da leitura do livro I swear I saw this [Juro que vi isso], do antropó- logo australiano Michael Taussig. Nele, Taussig se pergunta se os desenhos e garatujas que realiza em seus próprios cadernos de campo têm valor etnográfico. Ele se refere a um tipo de desenho que não tem nada a ver com técnica ou virtuosismo de nenhum tipo, nem mesmo pretensões estilísticas. Um desenho que é um diálogo com o observado, em estado agudo de atenção, permeado por dúvidas e questionamentos. Taussig se refere a este desenho como a instauração de “um novo olho”. “Escrever”, diz ele, “produz julgamentos e sínteses que, muitas vezes reduzem a realidade”. O desenho, por sua vez, lança perguntas.
Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade
Em sua terceira edição, a revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade assume um perfil particular e certamente especial: trazer a público através da produção de alunos de graduação, parte das atividades desenvolvidas entre maio de 2016 e fevereiro de 2017 pelo projeto Contracondutas.
Caderno Contra Seminário Internacional Condutas
Caderno com organização visual de atividades e conteúdos do Contra Seminário Internacional Condutas.
Projeto gráfico: Vitor Cesar
Folder Projeto Contracondutas
Folder com organização visual de atividades e conteúdos do Projeto Contracondutas.
Projeto gráfico: Vitor Cesar